PINTORES ALAGOANOS

PINTORES ALAGOANOS

O Estado de Alagoas é valorizado pela pluralidade cultural e as criações artísticas espalhadas por toda parte, dando um colorido todo especial e também contando a história do nosso povo, através da música, da dança, escultura e principalmente a pintura em tela e mural.

Podemos destacar alguns pintores, de peculiar talento como:

DÊNIS MATOS

Marcélo Denis de Portela Matos nasceu em Maceió, Alagoas. Iniciou o seu estudo de Arte Moderna em 1970, por intermédio do Departamento de Arte e Cultura (DAC) de Alagoas. Fez vários cursos nas áreas das Artes Plásticas e participou de inúmeras coletivas e individuais, ao longo de sua carreira como pintor, conquistando lugar de destaque no cenário das artes em nosso Estado. Expõe no VIII Salão TRT 19ª Região, as seguintes obras, na técnica mista (permanent marker, tinta e verniz acrílico) sobre tela, da série Monumentos da Natureza da Terra Alagoana.

Cobra Fuma

PERSIVALDO FIGUEIRÔA

Natural de Vertentes , Pernambuco. Há 17 anos reside em Maceió. Estudou Desenho e Pintura no Instituto Universal Brasileiro e no Ateliê Edmilson Sales. Vem participando de diversas exposições, desde 1999. É um artista apaixonado pela pintura de Picasso, com seus traços marcantes e figuras propositadamente distorcidas. Fala da sua arte com o mesmo encanto: “meu trabalho é multicolorido, algumas vezes apresentando tom sépia; no entanto, a paixão pelas cores primárias são evidenciadas, acentuando-se a isso todo o calor e beleza do Nordeste. Quanto ao estilo, sigo a linha figurativa com grande influência abstrata.” Três obras figuram no VIII Salão, da série Teatro de Marionetes, na técnica óleo sobre tela..

 Simão e
GRAÇA DIAS

Alagoana, Maria das Graças Lima Dias iniciou-se na arte em 1993. Fez Curso de Desenho e Pintura na Escola de Belas Artes de Alagoas (Cenarte). Participou de diversas exposições em salões, galerias e espaços culturais de Alagoas, entre os quais o Shopping Iguatemi, 1995, 1997, 1998, 1999 e 2000; Caixa Econômica Federal, 1995 e 1996; I Bienal do Livro e da Arte, 1998; III e VII Salão TRT 19ª Região de Pintores Alagoanos, 1998 e 2002; Armazém 384, 1999 e 2000, entre outros. Neste VIII Salão TRT, apresenta da série Renda de Urupema, na técnica acrílica sobre fibra vegetal
a de Cada Dia


CÉLIA MALTA

O estilo desta alagoana, natural de Mata Grande, é contemporâneo, figurativo e abstrato, com traços impressionistas marcados pelo contrastes de cores, formas e luzes. Célia Malta freqüentou os cursos dos reconhecidos professores Lourenço Peixoto, Estefânia Gòes e Edmilson Salles. Participou de diversas exposições e salões no Hotel Jatiúca, Armazém Sebrae, Iate Clube Pajuçara, Casa da Palavra, Fundação Pierre Chalita entre outros.
Casario 2 

MARLÔ PEDRA

Marlô Neise Pedra Jorge é paulistana radicada em Alagoas. Artista dotada de extraordinária sensibilidade estética, tornou-se responsável por vasta produção pictórica apresentada em dezenas de exposições coletivas e individuais. Premiada em vários eventos, suas obras chegaram a ser objeto de tese em curso superior. No VIII SALÃO TRT 19ª REGIÃO DE PINTORES ALAGOANOS, apresenta três obras, “COPOS DE LEITE” (80 x 80 cm), em acrílica sobre tela c/espátula.


NANÁ LOUREIRO

Natural de Maceió, AL, iniciou-se nas artes em 1987, praticando o acadêmico em ateliês como o de D. Salles e Pierre Chalita, até chegar a um estilo próprio. Participou de inúmeras exposições, desde 1991, realizadas no Estado de Alagoas. Foi destaque no concurso iconográfico “Imagens das Alagoas” promovido pela Secretaria de Turismo e Fundação Teatro Deodoro.

III da Serie Etda Serie Etni
RITA VILELA
 
Natural de Maceió - AL, desde estudante primária a artista envolveu-se com as artes plásticas, a música e o teatro. Em sua formação, teve aulas de desenho com o professor Tenório e pintura de OST com o professor Bismarck, ambos cursos no Cenart. Posteriormente, freqüentou as aulas dos professores Odete, Oswaldo Cruz e Sales,além de cursos de texturas diversas e acrílica, com os professores Chico Simas e Lúcio Santos. Suas individuais foram realizadas no Ministério da Saúde, Banco do Brasil, Festolândia e nos Shoppings Farol e Iguatemi. Participou de diversas coletivas em Maceió. Suas produções são acadêmicas e abstratas.
irafAnjo

SANDRA NEVES
Natural de Maceió, Alagoas. Formada pela UFAL em Arquitetura e Urbanismo, é uma artista autodidata. Sua primeira individual realizou-se em 1999, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Maceió. No período de 2 000 a 2002, participou de feiras em Alagoas e Tocantins, através do projeto “Alagoas Presente”. Em 2002, realizou sua segunda individual, promovida pela Instituto Soraya Toledo, em Maceió. Naquele ano, além da classificação no Salão do TRT, participou da Exposição de Aniversário da Associação Comercial de Maceió. No VIII SALÃO TRT 19ª REGIÃO DE PINTORES ALAGOANOS, expõe três obras, todas em textura sobre tela, todas. As obras tratam da necessidade do homem de integração com a natureza, de auto-conhecimento e da relação humana com o movimento.


WALFRIDO ALENCAR

Alagoano, logo cedo, dedicou-se às letras e às artes. Fixou-se no Recife, onde esteve presente em inúmeros movimentos culturais. Transferindo-se para o estado de São Paulo, participou de várias coletivas, em Campinas, Rio Claro e na capital paulistana. Tem sido um divulgador das belezas de Alagoas, nos estados por onde passa. As telas que apresenta neste VIII SALÃO TRT 19ª REGIÃO DE PINTORES ALAGOANOS são uma homenagem ao ilustre poeta do azul, Carlos Pena Filho de Recife (PE), todas na técnica óleo sobre tela.


A porta que não existia


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

esqueceram de falar de orlando santos , cubista alagoano?

Postar um comentário