Movimentos Artisticos e Literários do século XX

MOVIMENTOS ARTISTICOS E LITERÁRIOS DO SÉCULO XX

     A Arte do século XX, tão rica como diversificada, é fruto do conjunto de revoluções operadas no continente europeu a partir de meados do século XIX. A Revolução Industrial, o surgimento da Fotografia, a Revolução Russa, a primeira e a segunda guerra mundiais e a queda do muro de Berlim, foram momentos significativos que mudaram a forma de ver e sentir do mundo Ocidental e, por consequência, a forma de se expressar
Assim, a pintura do século XX marca uma ruptura com os cânones do passado, com o classicismo conservador marcado pela representatividade e condicionada pela tradução da realidade objetivo.

Vejamos alguns movimentos desta época.
Expressionismo
16 de Outubro
Movimento de “avant-garde” europeia, o Expressionismo é menos um estilo do que uma corrente que exprime o sentimento existencial de uma jovem geração. A partir de 1920, os artistas expressionistas – especialmente na Alemanha, mas também em outros países europeus – abandonaram as convenções, libertaram-se da descrição impressionista da natureza, revoltaram-se contra os ideais burgueses e a nostalgia do classicismo greco-romano. Os expressionistas procuraram dar um novo rosto às experiências mais elementares: optaram por cores violentas e simplicidade das formas; apaixonaram-se pelo obscuro e abstrato. Os seus universos picturais tanto podem testemunhar o fervilhar urbano como a melancolia do paraíso perdido. Friedrich Nietzsche (1844-1900), o filósofo subversivo, é considerado o modelo perfeito do homem expressionista, liberto de toda a autoridade e materialismo.
Artistasexpressionistas
George Grosz, Vassily Kandinsky, August Macke, Max Pechstein, Egon Schiele, Ernst Ludwig Kirchner. O que disse Max Pechstein (1881-1955)Trabalhar! Êxtase! Esmagar os cérebros! Mastigar, devorar, engolir, pôr em desordem! Dores de parto voluptuosas! Estalidos do pincel, mergulhar nas telas com alegria. Pisar com os pés os tubos de tinta (...).


Cubismo
23 de Outubro
Pintado entre 1906 e 1907, As Meninas de Avinhão de Pablo Picasso (1881-1973) é considerado o primeiro quadro cubista de grande dimensão. Com a obra o pintor espanhol abria as portas à primeira revolução na arte do século XX e parecia cumprir o preconizado pelo pós-impressionista Paul Cézanne: “Todas as formas da natureza se reduzem à esfera, cone e cilindro”. Os cubistas desafiaram a regras clássicas da representação espacial, da coloração naturalista e da reprodução dos corpos nas proporções naturais. A ilusão de espacialidade deu lugar à bi dimensionalidade e aos corpos planos. As representações cubistas não mostram os objetos tal como são vistos pelo olho. Cada motivo é representado a partir de diversos ângulos de percepção que o espectador é convidado a descobrir e explorar. O cubismo teve o seu melhor momento entre 1907 e 1914, mas mudou para sempre a forma de ver a realidade.
Artistas cubistas
Pablo Picasso, Georges Braque, Fernand Léger, Juan Gris, Jean Metzinger.O que disse Pablo Picasso (1881-1973)O cubismo persegue objetivos plásticos. É um meio único para expressar o que conseguimos entender com os olhos e com o espírito (...). Foi para todos nós uma fonte de alegrias inesperadas, uma fonte de descobertas.

Surrealismo
30 de Outubro
O Surrealismo surgiu em Paris no período compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Revoltado com o estilo de vida superficial e contaminado pela ciência da sociedade burguesa – que culpava pelo início da Primeira Grande Guerra –, um grupo de artistas tentou banir a racionalidade e a lógica do processo criativo. Inspirados pelas ideias de Freud acerca do subconsciente, os surrealistas recusaram o materialismo burguês e procuraram a liberdade e espontaneidade através da exploração do sonho e da alucinação. Para os artistas surrealistas, a capacidade de ver não vinha do olho mas sim do interior, do subconsciente. Processos como a escrita automática, no nível da literatura, ou a colagem e a decalcomania, no nível das artes plásticas, tornaram-se muito populares entre os surrealistas que as utilizavam na produção dos seus jogos de associação livre de sentidos.
Artistas surrealistas
Giorgio de Chirico, Salvador Dalí, Max Ernst, Joan Miró, René Magritte.O que disse André Breton (1896-1966)O mais simples acto surrealista consiste em ir para a rua com pistolas em punho e disparar ao acaso para a multidão o mais possível.

Dadaismo
6 de novembro
Em 1916, um conjunto de artistas plásticos, escritores, filósofos e políticos reuniam-se no Cabaret Voltaire, em Zurique. Com a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo, este encontro constituiria o ponto de partida para a disseminação do pensamento dadaísta, primeiro na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos. O Dadaísmo não foi apenas uma corrente artística. Pelo contrário, tratou-se de um verdadeiro movimento literário, musical, filosófico e até político. Os dadaístas rejeitavam os valores burgueses e os sistemas estéticos a eles associados. O seu objetivo era desafiar a lógica, a moral e as convenções através da criação de uma anti-arte provocadora. Apesar de existirem grupos muito ativos de artistas dadaístas em cidades como Hanôver, Colônia e Nova Iorque, foram em Paris, no início da década de 20, que o movimento atingiu o seu auge tardio e final.
Artistas dadaístas
Hans Arp, Raoul Hausmann, Johannes Baader, Marcel Duchamp, Max Ernst, Kurt Schwitters, Hannah Höch.O que disse Johannes Baader (1875-1955):O dadaísta é alguém que tem a paixão de viver em todas as suas formas libertas e que sabe e diz: a vida não está aqui, mas da, da (ali, ali)!

5. Realismo
13 de Novembro
Este estilo de representação próximo da realidade compreende um vasto espectro de abordagens, como o neo-realismo, o realismo fotográfico, o cool realism, entre outros. Mas as suas origens, no âmbito das artes plásticas, remontam ao século XIX, quando uma tendência artística adaptou esta designação para se diferenciar dos movimentos dominantes na época. O método de representação associado a este estilo foi desenvolvido, sobretudo, pelo pintor francês Edouard Manet. Na sua evolução, o aparecimento da fotografia teve um profundo efeito sobre as obras realistas. Em geral, o Realismo e as suas diversas manifestações não possuem um conteúdo comum: nos Estados Unidos, se Edward Hopper (1882-1967) representa imagens frias (como Morning Sun, de 1952), Charles Sheeler (1883-1965) produz imagens industriais (como City Interior, de 1936). Por isso, apesar da denominação “realista” e da representação do real de forma exato e objetiva, destaca-se, entre os vários artistas, um pluralismo estilístico, associado à interpretação subjetiva da realidade.
Artistas realistas
Diego Rivera, Balthus, Giorgio Morandi, Tamara de Lempicka, Edward Hopper, Gerhard RichterO que disse o historiador de arte John Berger:O realismo não é um estilo, senão uma aproximação e um objetivo.
6. Futurismo
20 de Novembro
1909 foi o ano da “revolução” futurista em Itália: Marinetti publicou a 20 de Fevereiro o primeiro Manifesto do Futurismo, uma nova fórmula da arte-acção. Durante as três décadas seguintes, vários artistas de diferentes campos culturais reuniram-se com o objetivo comum de renovar a vida social, tomando como ponto de partida os novos desenvolvimentos técnicos e as últimas descobertas científicas. Assim, o Futurismo não se define como uma tendência vanguardista, mas um movimento vital que glorifica de modo ilimitado a técnica e a velocidade numa sociedade industrializada. Em consequência, o automóvel é, na opinião dos futuristas, mais belo do que uma tradicional obra de arte. Na pintura, os artistas Balla (1871-1958), Boccioni (1882-1916), Carrà (1881-1966), Russolo (1885-1947) e Severini (1883-1966) subscreveram a 11 de Fevereiro de 1910 o Manifesto dos Pintores Futuristas. Entre os oito princípios propostos, apenas se distinguia vagamente um objetivo estético: “Representar e enaltecer a vida atual, incessante e tumultuosamente transformada pela ciência vitoriosa”.
Artistas futuristas
Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Luigi Russolo, Gino Severini, Giacomo BallaO que disse Anton Giulio Bragaglia (1890-1960):Realizaremos plenamente os nossos objetivos artísticos quando o movimento seja para nós uma sensação puramente dinâmica…

ExpressionismoAbstrato
27 de Novembro
Uma nova geração de artistas em Nova Iorque, nos anos 40, deu origem ao Expressionismo Abstrato, um nome e um movimento que eles próprios renegavam. Por quê? A definição de um estilo ou a caracterização do grupo limita o individualismo dos artistas, as suas diferentes interpretações e criações. Os antecedentes deste movimento artístico remontam aos anos 20 e 30 e a três momentos cruciais – a Federal Arte Project (FAP), de Franklin D. Roosevelt, e as exposições Cubismo e Arte Abstrata e Arte Fantástica, Dadaísmo, Surrealismo no Museum of. Modern Art. Pela primeira vez, artistas como Willem de Kooning (1904-1997), Arshile Gorky (1904-1948), Lee Krasner (1908-1984) e Jackson Pollock (1912-1956) puderam sobreviver a partir do seu trabalho artístico, ao mesmo tempo em que se influenciavam reciprocamente. Os expressionistas abstratos interessavam-se pelo subconsciente como fonte de inspiração, pelas técnicas pictóricas do Surrealismo e pela concepção da pintura como “exploração, afirmação e expressão de um mesmo”.
Expressionistas abstratas
Mark Tobey, Mark Rothko, Franz Kline, Willem de Kooning, Barnett Newman, Jackson PollockO que disse Hans Hofmann (1880-1966)A possibilidade de simplificar uma coisa significa prescindir do irrelevante para expressar o essencial.
ArteFantástico
4 de Dezembro
Apesar do fantástico estar presente em várias tendências artísticas (nomeadamente o Surrealismo, o Dadaísmo, entre outras), apenas no século XX se pode considerar a Arte Fantástica como um gênero independente. É habitual definir- se esta corrente artística como um contraponto da arte convencional, mas também se pode encontrar nela uma formulação concreta do real. O fantástico é abordado nas artes plásticas, na literatura, na arquitetura, na música, no cinema e até na ciência. Nas artes plásticas, esta tendência evoluiu, ao longo do século XX, de uma visão fantástica do mundo, da natureza e do universo para uma contemplação introspectiva da pessoa, do indivíduo, do corpo e do eu. Os vários artistas que se identificam com este movimento não têm uma nacionalidade e cultura comuns: Wifredo Lam (1902-1982) é cubano, Sidney Nolan (1917-1992) é australiano, Frida Kahlo (1907-1954) é mexicana, Peter Blume (1906-1992) nasceu na Rússia e viveu nos Estados Unidos.
Artistas fantásticos
Peter Blume, Salvador Dali, Giorgio de Chirico, Frida Kahlo, Gustav Klimt, Leonor FiniO que disse Roger Caillois em L’Image Fantastique:O fantástico (…) revela um escândalo, uma fenda, uma estranha ruptura insuportável para o mundo real (…) há que ter em conta que num mundo cada vez mais estranho, o fantástico necessita de todo o sentido
.PopArte
11 de Dezembro
Com origem na Inglaterra dos anos 50, é nos Estados Unidos, durante a década de 60, que a Pop Art. conhece o seu período mais próspero. Reagindo ao Expressionismo Abstrato, que, a partir dos anos 40, floresce em solo norte-americano e reforça a individualidade do criador através da rejeição dos elementos figurativos, artistas como Andy Warhol (1931-1987) , Roy Lichtenstein (1923-1997) ou Tom Wesselmann (1931) transpõem para o campo da arte a iconografia da cultura popular. A publicidade, a fotografia, a banda desenhada e o design tornam-se a sua principal fonte de inspiração. A Pop Art. celebra a linguagem da cultura urbana e as maravilhas da sociedade de consumo: garrafas de Coca-Cola, latas de sopa ou até pacotes de detergente são reproduzidos vezes sem conta. O abismo entre a cultura de elite e a cultura popular é ultrapassado e o quotidiano torna-se arte.


Fonte de pesquisa : Livro Historia da arte (Graça Proença) e internet (Wikipédia, a enciçopledia livre).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário